domingo, 3 de outubro de 2010

O novo RX7! boato ou realidade?

   Mazda promete lançar novo " rotary rocket" RX7!

  Bem, o RX-9, ou novo RX7, como está sendo chamado, vem aparecendo na internet desde 2007 e muitos questionavam se essas imagens que circulam até hoje não seriam fakes. Bom, encontrei uma reportagem atual em português. Parece que a Mazda vai lançar mesmo como novo RX-7, basta saber se, como aquelas , essa informação também não seria inverossímil. Porém, ambas falam o mesmo, que ele deverá ter 1.6 litros, dois rotores de 800cc e estima-se que produza até 350 cavalos. Algumas notícias porém, podem não agradar aos entusiastas. Essa notícia saiu em maio deste ano:

 A Mazda confirmou que o RX-8 (desportivo de quatro lugares equipado com motor rotativo Wankel) não terá substituto após o final de produção do modelo, agendado para o próximo ano.

Para substituir o desportivo, o construtor de Hiroshima pretende fazer recuperar a designação RX7, estando a trabalhar arduamente no desenvolvimento da nova geração do desportivo, que, ao contrário do RX-8, terá apenas duas portas e dois lugares. De acordo com a imprensa europeia, a grande novidade do novo RX-7 poderá incidir na nova geração do motor rotativo que a marca japonesa está a desenvolver e que poderá funcionar indiscriminadamente a gasolina ou gasóleo. Oficialmente, a Mazda apenas confirmou que se encontra a trabalhar no desenvolvimento da nova geração do motor Wankel (16X Renesis) com 1,6 litros (dois rotores de 800cc) – falando-se numa potência em torno dos 350 cavalos. No entanto, o novo desportivo não estará disponível antes de 2013. Até lá, a Mazda apresentará a nova geração do iconográfico MX-5 e híbridos com a tecnologia do novo Toyota Prius.




  Em julho desse ano apareceu a primeira imagem do concept:

Um dos modelos mais populares da Mazda, o RX-7, está prestes a «renascer», depois de algum tempo longe das atenções. As últimas informações veiculadas na imprensa japonesa avançam que a nova geração do desportivo apenas deverá ver a «luz do dia» em 2013. Fala-se também que uma versão turbo eléctrico poderá estar nos planos do construtor. Segundo a Mazda, o motor tem vindo a ser testado em conjunto com novas tecnologias, como um turbo eléctrico. No inicio do ano, a revista norte-americana «Motor Trend», citando fontes da Mazda, chegou a avançar com a possibilidade do motor rotativo que a marca japonesa está a desenvolver, poderia funcionar indiscriminadamente a gasolina ou gasóleo. Este motor, com a designação interna 16X, ainda apresenta algumas falhas no seu desenvolvimento sendo a mais notória a falta de potência em altos regimes, destacando-se antes no capítulo dos consumos e emissões poluentes.
A nova geração do motor rotativo está a ser desenvolvida com vista à sua aplicação no sucessor do RX-8, que poderá passar pelo renascimento do RX-7 – coupé de dois lugares -, mas a confirmar-se o desenvolvimento como um bloco «bifuel», este poderá ser utilizado em mais modelos.
De qualquer forma, os engenheiros da marca ainda estão a estudar todas as possibilidades até ao lançamento do desportivo.




 Mazda trabalha duro para lançar um RX7 digno de seus antecessores!

    A  Mazda está a considerar uma ampla gama de opções radicais para ajudar o motor a oferecer melhor economia e o torque necessário para manter o ritmo com rivais como o VW Scirocco.
Uma fonte disse-nos: "Estamos testando o rotativo em conjunto com tecnologias, incluindo um turboalimentador elétrico." 
O novo modelo é visto como o candidato ideal para a linguagem de design Nagare, que é inspirada na natureza - em energia eólica, em particular e água corrente - e produziu cinco conceitos altamente avaliado em 2006 e 2007. Nagare não contará com carros-conceito em todo o futuro da Mazda (a empresa irá revelar uma nova direcção do design no Outono), mas ele ainda vai fazer isso aos carros de produção da empresa programados, incluindo o recém-lançado 5.

Empregando vincos Nagare de painel lateral deve revelar-se um processo mais direto sobre o carro esporte RX-9. 

Problemas com o desenvolvimento da próxima geração da Mazda de motores rotativos estão a atrasar o lançamento do novo carro esportivo RX-7, de acordo com fontes próximas à empresa. A quarta geração do RX-7 foi originalmente programado para ser revelado na mostra do ano passado em Tóquio e ir à venda este ano, mas problemas enfrentados pelo novo motor 16X obrigou a empresa a aparas de programação. A data de lançamento do carro agora é desconhecida. Os engenheiros estão tentando resolver o óleo pesado e as questões de consumo de combustível do Rotary atual, e sua falta de torque do mid-range. Adição de injeção direta fará a unidade mais eficiente, mas os componentes extra: o novo motor pesa mais do que o motor 13B atual. Isso vai contra a estratégia da Mazda de cortar 100 kg de todos os seus carros nos próximos cinco anos. Os engenheiros também têm tido problemas para fazer o motor atingir a sua meta de rotações máximas, as rotações do atual rotativo para 9000rpm.

Desenvolvimento também tem sido atingida pela desaceleração econômica. Mazda está lutando com uma queda nas vendas globais de quase 19 por cento, o MX-5 e as vendas são abaixo de 26 por cento. As vendas do RX-8, o carro de produção apenas com um motor rotativo, também caíram no Japão e os trabalhadores foram demitidos. Mazda está empenhada em manter o motor rotativo de uma nova geração de carros. O motor é um motivo de orgulho dentro da empresa, e tem sido utilizado em 18 modelos desde que foi lançado no Cosmo Sports em 1967.




 Conclusão do post...
   Não sei quanto a vocês, mas eu fiquei empolgado com as imagens. Parece uma aposta alta, é verdade, mas o RX7 não poderia ter um sucessor qualquer, não é mesmo? basta saber se essa será uma grande cartada da Mazda, ou uma grande burrada.  Façam suas apostas e que venha o novo RX7! 
Espero que tenham gostado. Próximo post: automobilismo no cinema.

 por Takahashi Ryousuke, membro do Projeto D.


Um comentário:

parceiros

ryosuke.logo initial D Brasil af2. logo F1 ontem e hj af2. logo