segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Motores!Como funcionam os corações dos nossos carros?

Olá pessoal,hoje trago à voces,uma matéria que venho elaborando à alguns dias,vou falar de motores,como funcionam,os melhores,os mais famosos e etc.
aqui voces poderam ver motores explendidos,cujas funções são muito complicadas de se memorizar e que desenpenho esses oferecem aos carros.Então boa leitura!espero que gostem,vou tentar  minimizar os detalhes e destacar os mais importantes...
                                                              Motores:
                                                                Boxer:
O motor Boxer é muito famoso aqui no Brasil e no mundo,mais expecificadamente lá fora,no japão,é um motor que oferece equilibrio total ao carro,foram poucos os privilegiados carros que tiveram esse motor instalado.
Boxer,para o português: "Boxeador",o nome já diz tudo não é mesmo?Remete-se a forte,Bem treinado ou mais para o vulgar...Duro na queda.
O motor boxer aquiriu a fama por ser um dos motores mais bem aceitados pelas montadoras,conhecido internacionalmente é tem sua produção caracterizada por altissimo padrão de qualidade e os carros que posuem este,são vistos com bons olhos por aqueles que intendem do assunto.
                                                                Funcionamento:
O motor Boxer é um motor de combustão interna em que os pistões são colocados "de lado",paralelamente ao solo,assim os Virabrequins ficam distintos e contribuem para o equilibrio e o melhor funcionamento além de é claro rapidez e o minimo de gasto.
Os motores comuns em V são ao contrário,trabalham como podemos dizer "Em pé" e acabam deixando falhas em alguns setores inexistentes nos motores Boxer,o motor boxer aloja as bielas em cada um de seus colos.Como na imagem:
 
A imagem mostra bem o que está escrito à cima,podemos observar as duas bielas e o colo fazendo seu trabalho,as setas indicam a formação da combustão no motor.
                                           Agora vejamos,aonde aparece o boxer no Brasil.
Na decada de 1970 a volkswagem do Brasil desenvolveu motores Boxer para alguns de seus carros,era benefico por que não tinha um custo alto e poderia muito bem sustentar os referiveis carros,são eles: 
Fusca,Kombi(até 2005),Brasilia,Variant,Sp1,Sp2,Gurgel,Tatra e BR-800. 
Claro que é um Boxer diferente do Desenvolvido por outras montadoras como:A Porsche,para os modelos:356 e 911.Além da subaru,fabricante japonesa de tem a maior satisfação de seus clientes com o motor instalado nos carros:Subaru impreza,Legacy e Alcyone SVX,O modelo que mais se destacou desses foi o Impreza,que pela força do motor ganhou inumeros Prêmios em campeonatos de rally,como o criado somente para ele o WRX.Confira o video do Subaru impreza: 

                                 

Enfim,o motor boxer é muito famoso,e acreditem se quiser,é usado até em motos. 
                                                              
                                                                         2JZ 
Quem conhece o motor 2JZ sabe que ele é um dos motores mais bem respeitados pelos street racers no japão,esse motor equipa o Toyota Supra,um carro famoso mais especificamente no japão,por ser "esmagador",super forte,e ainda Twin-Turbo e outras qualidades,é uma familia,todos os seus antecedentes são espetaculares:1 JZ,1JZ-GE,1JZ-GTE e o 2JZ... 
3.0(2997 cc)6cilindros produzido desde 1991 e estreiado no Toyota Aristo,mas só ganhou fama no Toyota supra,Intercooler,mais tarde,ABS. 
O que fez o sucesso do 2JZ foi a carência de motores fortes e com "aparencia" de comportado para a sociedade "comum",assim pilotos e simpatizantes compravam o Supra e disfrutavam de sua potência e as pessoas que não sabiam direito o que ele tinha debaixo do capô usam vão-o para o dia a dia com o luxo que trazia para a acomodação. 
Veja a imagem a seguir: 
Esse é um 2JZ,repare que a galeria em destaque à cima traz consigo a numeração,alguns trazem cores que significam o tamanho de seus poderes.

O que podemos observar é que o 2JZ é um motor muito forte e que transmite ao corpo pesado de suas latarias a máxima aproveitação  da potência.

Rotativo:
Mas conhecido como Rotary entre os hashiryas,este é justamente o motor que revolucionou o mundo dos carros de competição e de rua,o motor rotativo tem um compromisso com a velocidade,o equilíbrio,enfim...a perfeição.
Traz a fama de ser bom em acelerações médias e altas,isso conbinado com latarias excepcionais,exemplos são os Mazdas:RX-7 FC3S e Mazda FD3S e RX-8.
O pistão em forma de triangulo minimiza o tempo de conversão ar/conbustivel  gerando uma explosão rápida e eficaz,desenvolvido expecialmente para ser o mestre das qualidades,fácil,prático e especial. 

                                                              RB26:
O que tenho pra falar desse?vamos ver...que equipa o campeão Nissan GT-R?ou que é twin-turbo e considerado pelos japoneses como um Deus?Bom,Alguns de vocês podem conhecer o Skyline GT-R,carro muito famoso,e que tem uma presença lá no Velozes e furiosos 2,o personagem principal Brian tem um skyline GT-R R34 primeira versão para os U.S.A,no filme Brian e seu insuperável GT-R ganham de todos e são vistos como ameaçadores por outros corredores,qual o motivo disso?Será que é por causa da habilidade do Brian ou do GT-R?
Acho que um pouco de Brian e muito do Skyline GT-R R34,este possui um coração forte,um RB26DETT,cujos “TT”Significam que está instalado de fabrica Dois Turbo Compressores,um carro de  2.6 litros ingênuos.
O Cabeçote é feito de ferro fundido tem 24 valvulas,o cabeçote é de alumínio possui (4 por cilindro),tem a configuração de duas arvores de cames aéreos,a ingestão do RB26DETT varia de motores RB-outras series em que ele tem seis corpos do acelerador individuais em vez de um corpo do borboleta.  





4 comentários:

  1. Bela matéria Celso, gomenasai por te deixar na mão, mas fiquei sem pc. Vou terminar a matéria sobre o salão de Paris, postando sobre a Peugeot em breve. Precisamos conversar, estou pensando em fazer algumas mudanças.

    ResponderExcluir
  2. O final sobre o RB 26 e dos outros RB 20 e RB 25 deixou a desejar , o RB 26 DETT de serie nos GTR R32, R33 e R34 tem um potencial diferente referente aos outros RB 20,25 . Basicamente a sigla RB significa Racing Bread , fora produzidos nos GTR estes motores muito sofisticados com controles de comando "carrembarg" que com a pressao do oleo controla comando se saida de escape ,o bloco do motor de menor altura faz seu curso do interior desde pistoes ate viranraquin , um curso curto fazendo a compressao aumentar e sua queima mais rapida no tempo do 6 cilindros . Isso tudo com o auxilio de duas turbinas garret ,intercooler e mais os dois air flow e mais o sistema individual de borboletas do fluxo de ar mais o sistema de injeçao integrado faz esse canhao sair de fabrica lacrado nos 280 cv pela antiga legislaçao japonesa mas que nao impedia ninguem de deixar qualquer carro um super carro coisa que no brasil nada pode fazer !!!
    Voltando ao RB sendo capaz de atingir facilmente a 450 vc apenas trocando os filtros de ar e uma mudança nos mapas de injeçao !!! Mais alguma duvida sobre RB ??

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa matéria, bem produtiva

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa matéria, bem produtiva

    ResponderExcluir