quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O automobilismo no cinema




   A velocidade e a  Sétima Arte de mãos dadas

  Desde quando o homem se apaixonou pela máquina, que essa parceria vêm acontecendo. Retratado cada vez mais em fotos, estampando revistas, livros, inspirando autores, nas telinhas dos seriados, ou dividindo espaço com um super herói nas histórias em quadrinhos, o automóvel passa a exercer fascínio também no cinema , nas telonas do mundo inteiro, a velocidade ganha luz e efeitos especiais. Relatarei de agora até o final, algumas de suas obras...luz, câmera, ação!

_____________________________________________________________________

500 Milhas de Indianápolis no cinema e na mídia

 Racing Hearts (1922) - filme mudo com pilotos atuais Edward Heffman, Jerry Wunderlich, Jimmy Murphy, Tommy Milton e Ralph DePalma.
______________________________________________
     Speedway (1929) - estrelado por William Haines, Anita Page. Bill Whipple (Haines) é um piloto arrogante e mecânico, na pista, e persegue Patricia (Page) em torno de desejo de impressioná-la.
________________________________________________
    The Crowd Roars (1932) - estrelado por James Cagney, Joan Blondell

________________________________________________
    Speed (1936) - estrelado por Jimmy Stewart
________________________________________________  

Indianápolis (1939) - Também conhecida como: Devil on Wheels, remake de The Crowd Roars.
_______________________________________________
    O Big Wheel (1949) - estrelado por Mickey Rooney Thomas Mitchell. Racer Billy Coy (Rooney) é o filho de um grande piloto de automóveis, que foi morto no Indianapolis 500. Ele é um homem audacioso e de marca depois de causar a morte de outro piloto, e pressões para reconstruir sua carreira e vida pessoal.
 _____________________________________________
    To Please a Lady (1950) - estrelado por Clark Gable e Barbara Stanwyck. O colunista Regina Forbes (Stanwyck) escreve um artigo sobre o driver Mike Brannan (Gable) alegando que ele é irresponsável e culpa-lo pela morte de outro condutor. Brannan, em seguida, tenta limpar seu ato, e, ao mesmo tempo, conquistar o amor de Regina.
__________________________________________
    Roar of the Crowd  (1953) - estrelado por Howard Duff, Helene Stanley. Racer Johnny Tracy (Duff) quer correr na 500 Milhas de Indianápolis, mas sua namorada quer que ele se aposente. Ele concorda em se aposentar após a corrida, mas fica ferido em um acidente. Ele então trabalha para voltar as pistas, e levá-la a mudar de idéia sobre sua aposentadoria.
______________________________________________
    Winning (1969) - estrelado por Paul Newman, Joanne Woodward, Robert Wagner. Frank Capua (Newman) é uma estrela em ascensão no circuito de corrida que sonha em ganhar a um grande - 500 Milhas de Indianápolis. Mas para chegar lá, ele corre o risco de perder sua esposa Elora (Woodward) ao seu rival, Lutero Erding (Wagner), e as tensões do relacionamento com seu enteado.


_________________________________________________________________________




 Grand prix: 1966

Grand Prix 1966 é um filme de ação americano, com um elenco internacional. Foi dirigido por John Frankenheimer, com música de Maurice Jarre e estrelado por James Garner, Eva Marie Saint, Yves Montand, Brian Bedford e Antonio Sabato. Toshiro Mifune tem um papel coadjuvante como um dono de equipe de corrida, inspirada por Soichiro Honda. Ele foi fotografado em Super Panavision 70 de Lionel Lindon, e apresentado em 70 mm Cinerama em combates estréia. A cinematografia de corrida única é um dos principais atrativos do filme. Fãs de corridas também poderão desfrutar do filme de corrida da vida real e as aparições de pilotos reais. Estes incluíram walk-ons (alguns não creditado) do F1 World Champion Phil Hill, Graham Hill, Fangio Juan Manuel, Jim Clark, Jochen Rindt e Jack Brabham. Outros motoristas, que apareceu no filme incluem Richie Ginther e Bruce McLaren mais um dos dez filmes de maior bilheteria de 1966, o Grand Prix também ganhou o Oscar de Melhor Efeitos Sonoros, Melhor Filme de Edição e Melhor Som, em 1967 e ganhou status de cult entre os fãs de corridas. O filme foi lançado em DVD e HD DVD em 11 de julho de 2006.

Dirigido por John Frankenheimer
Produzido por Edward Lewis
Escrito por Alan Robert Aurthur
Estrelado por James Garner
Eva Marie Saint
Yves Montand
Toshiro Mifune
Música de Maurice Jarre
Editando por Berman Henry
Stewart Linder
Frank Santillo
Fredric Steinkamp (supervisor)
Cherokee Productions Studio
Distribuída pela Metro-Goldwyn-Mayer
Lançamento data (s) 21 de dezembro de 1966 (lançamento nos EUA)
Min de duração do tempo 179.
País Estados Unidos
Idioma Inglês

________________________________________________________________________



Driven: Alta velocidade

  É um filme de 2001 dirigido por Renny Harlin e estrelado por Sylvester Stallone, que também escreveu e produziu. Centra-se no esforço de um piloto jovem a ganhar o ChampCar World Series (desde que se fundiu com IndyCar). Antes da produção do filme, Stallone foi visto em muitas corridas de Fórmula 1, mas ele foi incapaz de obter informações suficientes sobre o esporte, devido ao segredo com que equipes protegem os seus carros, então ele decidiu basear o filme na ChampCar World Series.

Dirigido por Renny Harlin
Produzido por Renny Harlin
Elie Samaha
Sylvester Stallone
Escrito por Jan Skrentny
Neal Tabachnick (história)
Sylvester Stallone (roteiro)
Estrelado por Sylvester Stallone
Burt Reynolds
Kip Pardue
Til Schweiger
Gina Gershon
Estella Warren
Cristián de la Fuente
Música pela ERA
Distribuído pela Warner Bros
Lançamento data (s) 27 abril de 2001
Min de duração do tempo 116.
País EUA
Orçamento 72 milhões dólares

_______________________________________________________________________

 Le mans 1971


Le Mans é um filme de ação 1971, dirigido por Lee H. Katzin. Estrelado por Steve McQueen, que apresenta imagens da real 1970 24 Horas de Le Mans, corrida de automóveis.

O filme é ainda hoje popular entre os fãs de corrida, pois é uma representação relativamente precisas da época, com um monte de corridas, mas muito pouco diálogo (na verdade, não há qualquer diálogo até cerca de 35 minutos para o filme). Devido a isso, e, parcialmente, o conhecimento geral do mercado americano de baixo da corrida de Le Mans, 24 Horas, foi apenas um sucesso moderado nas bilheterias lá. Ele seguiu na esteira do filme de 1966 semelhante Grand Prix.

Dirigido por Lee H. Katzin
Produzido por Jack N. avermelhado
Escrito por Harry Kleiner
Estrelado por Steve McQueen
Música de Michel Legrand
Cinematografia René Guissart Jr.
Robert B. Hauser
Edição de Desjonquères Ghislaine
Donald W. Ernst
John Woodcock
Distribuído pela National Pictures Geral
Lançamento data (s) 23 jun 1971
Tempo de duração: 106 minutos
País Estados Unidos
Idioma Inglês
Francês
Alemão
Italiano

____________________________________________________________________

Dias de trovão: 1990

Days of Thunder 1990 é um filme de drama romântico americano lançado pela Paramount Pictures e produzido por Don Simpson e Jerry Bruckheimer e dirigido por Tony Scott. O elenco inclui Tom Cruise, Nicole Kidman, Robert Duvall, Randy Quaid, Cary Elwes e Michael Rooker. O filme também conta com participações de pilotos da vida real, como Rusty Wallace, Bonnett Neil, e Harry Gant. Comentador Dr. Jerry Punch, da ESPN, tem uma aparição, tal como o co-produtor Don Simpson.


Dirigido por Tony Scott
Produzido por Don Simpson
Jerry Bruckheimer
Escrito por Robert Towne
Tom Cruise
Estrelado por Tom Cruise
Robert Duvall
Nicole Kidman
Randy Quaid
Cary Elwes
Michael Rooker
John C. Reilly
Música de Hans Zimmer
Cinematografia Russell Ward
Editando por Chris Lebenzon
Billy Weber
Distribuído pela Paramount Pictures
Lançamento data (s) 27 de junho, 1990 (1990/06/27)
Tempo de duração: 108 minutos
País Estados Unidos
Idioma Inglês
Orçamento EUA 60.000 mil dólares
A receita bruta de $ 157.920.733


_____________________________________________________________________


Dentre outros. Mas não somente filmes baseados em competições oficiais e famosas, fizeram sucesso na telona. Velozes e furiosos 1 ao 4, a série, shuto kousoku trial, speed Racer, Wangan Midnight, Initial D live action, as produções disney : se meu fusca falasse e carros, são alguns dos nomes mais conhecidos que abordam esse universo.





_______________________________________________________________________





Juventude Transviada, 1955

 Algumas cenas de filmes famosos, também tornaram-se marcantes devido a presença de carros. Quem não lembra da ferrari despencando em "curtindo a vida adoidado" ? ou  do Delorean de "De volta para o futuro"? ou os carros fantásticos de James Bond?...mas sem dúvida, essa cena que vou relatar,é a mais famosa e guarda um segredo sinistro sobre o fim do ator e seu porsche amaldiçoado:

Em 1955, James Dean gravou o seu grande sucesso, Juventude Transviada, onde encena um racha na beira de um penhasco e se lança do carro em movimento para evitar a morte certa, mas infelizmente não viveu para ver a fama que o filme lhe traria, em 30 de setembro de 1955, aos 24 anos, James Dean ia para uma corrida na Califórnia com seu Porsche 550 Spyder acompanhado de seu mecânico quando sofreu um acidente que lhe tiraria a vida quase que instantaneamente.

curiosidade : "a maldição do Porsche"

Além dos carros, James Dean também era aficcionado por motos e sua morte não foi o fim de sua história, até hoje circula uma lenda de maldição e um mistério sobre o Porsche, a seguradora vendeu o carro – ou o que restou dele – a George Barris que mandou um motorista buscar o carro e morreu quando o carro caiu sobre ele ainda no local do acidente. Quando o carro finalmente chegou a garage de Barris, quebrou a perna de um mecânico quando deslizou da plataforma em que estava, com medo de uma possível maldição, Barris começou a desmontar e vender as peças do veículo, um médico da Califórnia que comprou o motor, morreu na primeira vez em que foi usá-lo em seu carro. O comprador do câmbio do Porsche bateu violentamente o carro e disse que o automóvel travou sem explicação. As rodas foram vendidas a um jovem que sofreu um acidente devido a um defeito nas mesmas. Em uma corrida internacional, um garoto tentou roubar o volante do veículo e teve o braço cortado. Ao ser emprestado para a polícia como prova da imprudência no trânsito, a garagem em que estava pegou fogo e queimou todos os carros, sendo que apenas o Porsche se salvou. No dia em que finalmente chegou a exposição, o veículo caiu do estande ferindo um adolescente e quanto estava sendo levado a uma exposição em Salinas, local em que Dean iria correr no dia de sua morte, o caminhão que carregava o carro rodou e bateu matando o motorista. Em 1958, a saga que mais parecia um filme de terror chegaria ao fim, George Barris emprestou a carrroceria do modelo para uma amostra sobre segurança veícular em Miami, Flórida, mas antes que o veículo chegasse lá ele e o caminhão que o transportavam desaparecerem misteriosamente e até hoje mais de 52 anos depois, o paradeiro é desconhecido.
(Sinistro, não?)


________________________________________________________________________


Ayrton Senna : Além da Velocidade do Som

  Não poderia deixar de falar na grande aposta para o cinema deste ano, trata-se de um documentário sobre o nosso ídolo Ayrton Senna...

O primeiro filme sobre a vida do tricampeão Ayrton Senna feito para o cinema já tem data para estrear nas telas brasileiras: dia 12 de novembro, na sexta-feira seguinte ao GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, penúltima corrida  da temporada 2010. Distribuído no país pela Paramount Pictures, o documentário “Senna” será exibido no Rio de Janeiro, em São Paulo e possivelmente em outras quatro capitais brasileiras, que ainda estão em negociação. A produção foi realizada com autorização da família Senna e de Bernie Ecclestone, dono da FOM, empresa responsável pelos direitos comerciais da F-1. A produção é da britânica Working Title, com direção de Asif Kapadia, roteiro de Manish Pandey e produção de James Gay-Rees, Tim Bevan e Eric Fellner. O filme mostra a carreira do brasileiro desde sua estreia na Fórmula 1, em 1984. Os produtores prometem entrevistas inéditas, além de imagens de TV  e arquivos de família. Não foi produzido material exclusivo para o filme, mas a maioria das imagens usadas é inédita, com entrevstas do próprio piloto e de outras personalidades da Fórmula 1. A narração será em inglês, e a versão brasileira terá legendas em português. O título em inglês é "Senna - Beyond the Speed of Sound" (Além da Velocidade do Som). A pré-estreia no Japão será em um local muito familiar para Ayrton Senna: o circuito de Suzuka, onde ele conquistou seus três titulos mundiais de Fórmula 1. O evento está marcado para a noite da quinta-feira que antecede a corrida, no dia 7 de outubro, em um dos camarotes do autódromo.


site do filme/documentário:  http://www.senna-movie.jp/


_______________________________________________________________________


  Conclusão do post...

  Não sei o que pensam, mas acho que esse filme de Ayrton Senna poderá ser um grande sucesso, levando nossos pais e avós para o cinema, uma chance de reunir a família e compartilhar essa paixão de pai para filho e para neto, por isso, vamos fazer uma grande festa e lotar os cinemas!  Ayrton Senna merece essa homenagem do país que ele defendeu até o fim de seus dias e que, cuja as cores, ele morreu defendendo. O orgulho de ser brasileiro vai voltar a bater no peito dessa geração que ficou órfã depois que ele se foi. Ainda que tenhamos Barrichello e Massa, Ayrton foi e sempre será o nosso herói. Espero que tenham gostado. 


para quem quer saber mais sobre filmes de carros : http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Auto_racing_films

próximo post: ???  don't miss it!

por Takahashi Ryousuke, membro do Projeto D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parceiros

ryosuke.logo initial D Brasil af2. logo F1 ontem e hj af2. logo