quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Categorias de competição


Existem várias categorias de competição no desporto automotivo. Todas as categorias devem ser adequadas as regulações do Appendix J do Codigo Internacional de Automobilismo.
Dentre os principais eventos automotilísticos se destacam o Grânde Prêmio de Mônaco (Fórmula 1), 500 Milhas de Indianápolis (IndyCar Series), Daytona 500 (NASCAR), 24 Horas de Le Mans (Turismo), 24 Horas de Daytona (Turismo), Rali Dakar (Rali), Bathurst 1000 (V8 Supercars).

 Fórmula 1

A Fórmula 1 é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo no início do século XXI. Ela tem o objetivo de ser a categoria mais avançada do esporte a motor. É regulamentada pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), com sede em Paris. Ao contrário do que muitos acreditam, o registro oficial da categoria consta como Fórmula Um, com o númeral escrito por extenso, mas também se aceita o uso do 1 e do I.


500 Milhas de Indianápolis

As 500 Milhas de Indianápolis, Indianápolis 500 ou só Indy 500, é uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional. A corrida é realizada no Indianapolis Motor Speedway, nos arredores da cidade de Indianapolis, nos EUA, e foi disputada pela primeira vez em 1911. Ela atualmente faz parte do calendário da IRL. Nesta prova, os carros andam 500 milhas ou 805 km  na parte oval do circuito. É realizada sempre no final do mês de maio em data próxima ao Memorial Day. Seu grid é composto tradicionalmente por 33 carros. O evento empresta o nome ao carro da corrida classe IndyCar de fórmula. As 500 Milhas de Indianapolis fizeram parte do Mundial de Fórmula 1 de 1950 a 1960 e também da CART (atual extinta Champ Car).O vencedor da prova atualmente ganha 1 milhão de dólares.

Rali Dakar

O Rali Dakar é a maior e mais dura prova de automobilismo em todo o terreno. A prova decorre geralmente entre a Europa e a África, com a maior parte das edições a terminar nas praias da capital do Senegal, Dakar, após a passagem pelo deserto do Saara. A prova tem regularidade anual e começa sempre na primeira semana de cada ano. Competem as categorias de automóveis, motos e caminhões.

24 Horas de Le Mans

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo. A corrida é disputada na França anualmente, desde 1923.A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans, no departamento da Sarthe. Hoje, as 24 Horas de Le Mans têm lugar cada ano em Junho. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.
Daytona 500

Daytona 500 é a principal prova da NASCAR, disputada desde 1959 percorrendo 200 voltas em uma distância de 500 milhas (805 km) no circuito de Daytona International Speedway na cidade de Daytona Beach, na Flórida. Essa prova é conhecida nos Estados Unidos como The Super Bowl of NASCAR em referência a final do Futebol Americano e como The Great American Race (A Grande Corrida Americana). Desde 1995 sua audiência na TV americana é maior que qualquer outro evento esportivo, superando inclusive as 500 milhas de Indianápolis, uma das provas automobilísticas mais tradicionais do mundo.
 leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Daytona_500


   World Rally Championship, WRC

Campeonato Mundial de Rali (World Rally Championship, WRC) é uma série de rali organizada pela FIA disputado nos quatro cantos do planeta, em diversos tipos de terreno (asfalto, terra, neve, lama) e nos mais diversos cenários (desertos escaldantes, planicíes geladas, montanhas escarpadas). Culminando em um campeão de piloto e fabricante vencedor. A pontuação de pilotos e construtores são separados mas baseados no mesmo sistema de pontos.

Fórmula 2 CODASUR
Fórmula 2 Codasur, era um Fórmula 2 competição organizada pela Confederação Sul-americana Desporto Automóvel e que foi jogado na América do Sul entre 1983 e 1986. Esta categoria teve ao longo das suas quatro edições de um único vencedor foi Guillermo Maldonado, que está a bordo de um VW-Berta, foram coroados campeões em todas as edições. Foi substituído em 1987 pela Fórmula 3 Sul-americana.

Fórmula 3 Sul-americana
A Fórmula 3 é uma categoria de competição do automobilismo. Esta categoria precede o Campeonato do Mundo de Fórmula 1, sendo a mais popular modalidade de esporte motor para jovens pilotos. Foi adotada pela FIA na década de 1950 sob o nome de Fórmula Júnior.

F2 FIA

 Em 2008 a FIA anunciou o regresso da Fórmula 2 em 2009, que passou a ser Fórmula 3000 em 1985 e GP2 Séries em 2005, rebatizando-a de Fórmula 2 FIA. De referir que este regresso da Fórmula 2, agora Fórmula 2 FIA, não implica a extinção de qualquer fórmula de promoção existente, e muito menos da Fórmula 1.
 leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/F2_FIA

Australian utes

Na Austrália e Nova Zelândia, o termo "Ute" (curto para veículo utilitário) é mais comumente usado para descrever uma caminhonete. A Ute é considerado um australiano / Nova Zelândia desde o ícone da caminhonete foi inventado lá pela Ford na Austrália e é muito popular por esse motivo.


DTM

Deutsche Tourenwagen Masters mais conhecida como DTM, antigamente conhecida como Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, é uma categoria de corrida de carros de turismo baseada na Alemanha. Atualmente é disputada apenas pelas montadoras Audi e Mercedes-Benz.

 GP2
GP2 Series é uma categoria de automobilismo criada em 2005 por Flavio Briatore, então chefe da equipe Renault de F1. Seu primeiro campeão foi o alemão Nico Rosberg, filho do campeão de F-1 Keke Rosberg. A categoria utilizou chassis Dallara e motores Mecachrome V8 até 2007. Em 2008 foi introduzido um novo chassi e motor pela Ferrari. Com carimbo Renault de 4L e cerca de 580hp de potência, pneus Bridgestone slick.

Grand Prix Masters

A Grand Prix Master (GP Masters ou, simplesmente, GPM) foi uma categoria disputada apenas por ex-pilotos da Fórmula Um, todos correndo em carros idênticos e em igualdade de disputa. O intuito da categoria era de reviver as grandes disputas do passado, reavivar a memória dos mais velhos e dar a oportunidade aos mais novos de ver grandes nomes do automobilismo de várias eras em ação. Em 18 de Setembro de 2007, a GPM teve suas atividades encerradas.


A1 Grand Prix
O campeonato foi fundado e criado por sua alteza o Sheikh Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum, membro da família real do Dubai. Ele é também o director-geral de toda a estrutura organizativa. Devido a dificuldades financeiras a A1GP teve a sua última temporada em 2008/2009, colocando à venda todo o seu material, desde os equipamentos de verificação até aos próprios monolugares.
leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/A1_Grand_Prix

FIA GT

   FIA GT é um campeonato de corrida de carros grand tourer organizado pela Stéphane Ratel Organisation (SRO) e a Fédération Internationale de l'Automobile (FIA). O campeonato é disputado principalmente na Europa, mas já visitou circuitos em outros continentes.


V8 Supercars

A V8 Supercars é um campeonato de automobilismo disputada principalmente na Austrália e Nova Zelândia sob as regulações da FIA. Surgiu do afastamento da classe 5.0 litros do Campeonato Australiano de Turismo, que também incluía modelos com homologação Superturismo e que logo formaram o Campeonato Australiano de Superturismo. Em 2001, as equipes privadas passaram a ter corridas (e datas) de forma independente, de forma que a divisão principal e a secundária (Level One e Level Two) tomaram respectivamente os nomes V8 Supercar Championship Series e Konica V8 Supercar Series (logo Fujitsu V8 Supercar Series).
 leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/V8_Supercars


Sprint Cup

A Sprint Cup é o atual nome da principal divisão da NASCAR que já foi chamada de Strictly Stock, Grand National, Winston Cup e Nextel Cup.

  leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sprint_Cup
_________________________________________________________________________________

Essas são algumas das provas mais importantes e o Brasil  não ficou de fora, confira as categorias que rolam e já rolaram por aqui:


Stock Car V8

A Stock Car Brasil (também chamado de Campeonato Brasileiro de Stock Car) é uma modalidade de automobilismo do Brasil criado em 1979. Atualmente consiste em 3 competições, a Stock Car V8 (Copa CAIXA),Principal categoria da Stock Car, presente desde a sua fundação em 1979. Os carros contam atualmente com motores de 480 HP.a Copa Montana,Nova divisão de acesso da Stock Car com carros baseados em pickups e a Mini Challenge, Categoria disputada em 8 etapas,que ocorrerá nos mesmos dias e circuitos da competição automotiva de maior expressão genuinamente brasileira, a Stock Car.

Nesta nova competição, os carros – Mini Cooper – serão alugados e os pilotos poderão competir em dupla ou individualmente. Será no sistema “arrive and drive“, onde o piloto fica responsável apenas pelo próprio equipamento de segurança, e a equipe JL fica incubida do transporte e manutenção dos veículos.

leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stock_Car_V8
http://www.motorpasion.com.br/competicao/mini-chalenge-esta-integrada-na-copa-nextel-stock-car-e-stock-jr-vira-campeonato-palista/


    GT3

A Brasil GT3 Championship é uma categoria brasileira de automobilismo, disputada desde 2007, com os chamados "carros dos sonhos".

leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_GT3_Championship


    Stock Car Light

Stock Car Light, também conhecida como Copa Vicar, foi uma categoria de acesso à categoria principal da Stock Car Brasil.


    Stock Jr.

A categoria Stock Jr. é uma categoria importante para a formação de pilotos brasucas, mas a partir de 2010 estará restrita ao Estado de São Paulo, sob a forma de um campeonato paulista.

     Rally de Velocidade

Campeonato Brasileiro de Rali é uma série de rali organizada pela Confederação Brasileira de Automibilismo disputado em oito etapas em cinco estados brasileiros, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O campeonato divide-se em cinco categorias sendo o campeão de cada categoria o competidor que somar o maior número de ponto no final das oito etapas, tendo direito a um descarte. O sistema de pontuação do Campeonato brasileiro de rali é similar ao do campeonato mundial, marcando, do 1° ao 8° lugares, respectivamente, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos.

 leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Rali_de_Velocidade

     Pick-up Racing

A Pickup Racing foi uma competição de automobilismo do Brasil disputada por picapes de grande porte.

leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pick-up_Racing


    Fórmula Renault

 Fórmula Renault é uma classe de automobilismo fundada em 1971, popular na Europa e outros países. Ela serve de classe de acesso a outras categorias de monopostos como Fórmula 3, GP2, ou Fórmula 1.


  Fórmula Truck

A Fórmula Truck é uma categoria do automobilismo Brasileiro composta de caminhões preparados para corrida. São 6 marcas de veículos com 24 pilotos e 14 equipes.

leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_Truck

      Copa Clio

 Copa Renault Clio, ou simplesmente Copa Clio é uma categoria de automobilismo do Brasil com carros de modelo Renault.

       leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Clio

     Super Clio

 A categoria Super Clio foi extinta com a saída da Renault e do Speed Show dos campeonatos nacionais da Fórmula Renault, Clio e Super Clio, ao final da temporada 2006 dessas categorias. A Copa Clio acabou retornando diretamente sob a responsabilidade de uma empresa organizada pelos próprios pilotos da extinta categoria. 



     Fórmula V
Desenvolvido em Piracicaba-SP, o carro foi pensado partindo-se de um chassis único e projetado em autocad e verificada a estrutura com sistemas computadorizados de cálculo de stress, sempre se tendo em mente a facilidade de construção, a manutenção praticamente irrisória e o baixissimo custo de peças.A categoria está sendo organizada junto à Fasp dentro das etapas do Paulista de Automobilismo no Asfalto. Por enquanto é uma categoria eminentemente Paulista e correrá em Interlagos dentro da programação normal das etapas. Em um segundo momento a organização pretende ceder o regulamento e as plantas de construção para outros estados interessados.
Por último, não inventamos nada, a Fórmula VEE é a maior categoria nos seguintes países: USA, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Apenas copiamos informa o fabricante.

leia mais: http://formulars.webnode.com.br/news/o-renascimento-da-formula-vee-brasil


     CTM2000 

A CTM2000 era uma categoria do automobilismo brasileiro. Foi idealizada por iniciativa da empresa cearense Nordeste Sport Motor com sede em Fortaleza. A principal imfluência de estilo de campeonato e organização é a DTM alemã, que também serviu de base para a categoria argentina TC2000. No Brasil a CTM2000 pretende ser uma categoria de base, pelo seu baixo custo. No desenvolvimento do projeto da categoria e competição, a empresa fez uma mudança no nome acrescentando o subtítulo de Stock Nordeste, aludindo ao fato de ser uma categoria onde os carros, apesar de serem todos motando sem nenhuma correlação com carros de montadoras, tem semelhanças com os carros da Stock Car Brasil, que faz uma correlação com os carros das grandes montadoras.Infelizmente não foi adiante.

_____________________________________________________________________________

Outras

Alemanha

    * Castrol-Haugg-Cup
    * Gleichmäßigkeitsprüfung

____________________________________________________

Argentina

    TC 2000

A Turismo Competición 2000, ou simplesmente TC 2000 , é ao lado da Turismo Carretera uma importante categoria de automobilismo da Argentina e é considerada a melhor da América do Sul. É disputada por equipes oficiais de grandes marcas como Ford, Toyota, Honda, Chevrolet e Renault  cada qual trazendo seus respectivos modelos de carros de rua modificados.Entre os pilotos que disputam a categoria estão os ex-pilotos de Formula 1 Esteban Tuero e Norberto Fontana, além de alguns veteranos do automobilismo argentino.

  leia mais : http://pt.wikipedia.org/wiki/TC_2000

___________________________________________________________

Estados Unidos da América

     Champ Car

Champ Car, foi uma tradicional categoria de monopostos dos Estados Unidos da America. Essa categoria tem suas origens nos campeonatos organizados pela American Automobile Association (AAA) e Unites States Auto Club (USAC). O vencedor recebia a tradicional Taça Vanderbilt (Vanderbilt Cup), já com seus 100 anos de disputa.

Acrescente-se que o termo Indy Car é um nome descritivo para monopostos que participam na corrida das 500 Milhas de Indianápolis. Inicialmente, as máquinas eram geralmente referidos como Championship Car, ou o termo mais ambíguo dos Big Cars.
No seu uso mais popular, "Champ Car" foi o último nome dado a um corpo diretivo anteriormente conhecido como Championship Auto Racing Teams, ou CART, fundada em 1979 pelos proprietários da equipe que discordaram da USAC. No ápice da popularidade da série, em 1992, era conhecido como o PPG CART Indy Car World Series até a cisão ocorrida com a Indianapolis Motor Speedway, em 1996. Posteriormente, foi conhecida como a CART FedEx Championship Series, e em 2003, a Bridgestone Presents The Champ Car World Series Powered By Ford, até a falência no final da temporada. Logo a seguir, um trio de donos de equipe da CART comprou os ativos do corpo de sanção e rebatizou a categoria como Champ Car Open Wheel Racing Series, depois renomeá-lo para Champ Car World Series (CCWS) LLC. Com as dificuldades financeiras continuando, o pedido de falência da CCWS é feito antes da temporada 2008, que estava prevista; como conseqüencia os bens da mesma foram fundidas com as da IndyCar Series, juntando as duas categorias de monopostos.

  leia mais : http://pt.wikipedia.org/wiki/Champ_Car

    Indy Racing League

 A Indy Racing League, também chamada de IRL, é o organismo que sanciona a principal competição automobilística de monoposto nos Estados Unidos.

A liga possui duas competições, a principal conhecida por IndyCar Series (usada em muitos lugares como sinônimo a Indy Racing League), conhecida no Brasil por Fórmula Indy, cuja sua prova principal é as 500 Milhas de Indianápolis, e a Firestone Indy Lights, que é a "categoria de acesso" para IndyCar Series.

A IRL é propriedade da Hulman and Co., que também é proprietária do complexo Indianapolis Motor Speedway e da Clabber Girl.

       leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Indy_Racing_League 

    Nationwide Series

A Nationwide Series é uma das divisões da categoria de automobilismo NASCAR. Encarada como a segunda divisão por ser muito utilizada por equipes para testar e amadurecer pilotos visando a Sprint Cup, que é a divisão principal.

leia mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Nationwide_Series


    * Camping World Truck Series
    * SPEED World Challenge

__________________________________________________________

 Reino Unido

    * Campeonato Britânico de Turismo

Suíça

    * Campeonato Suiço de Turismo

 Itália

    * Campeonato Italiano de Superturismo

Rússia

    * Campeonato Russo de Turismo

Japão

    * Campeonato Japones de Turismo
    * Campeonato Japones de Grand Turismo

Índia

    * Formula Maruti
    * Formula LGB

Demais países da Europa

    * Finnish Touring Car Championship
    * Danish Touring Car Championship
    * NEZ Racing Championship (Países Bálticos)

   Post longo, mas espero que tenham gostado. 
Próximo post : Automobilismo japonês.

por : Takahashi Ryousuke, membro do Projeto D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parceiros

ryosuke.logo initial D Brasil af2. logo F1 ontem e hj af2. logo